Neuropsicologia do Desenvolvimento

Ângela Maria Vieira Pinheiro

Professora permanente (mestrado e doutorado)

      

A Profª Drª. Ângela Pinheiro é membro do Painel de Consultores Científicos da organização Dyslexia International (www.dyslexia-international.org), uma ONG com relações operacionais com a UNESCO e que tem como meta a elaboração e distribuição gratuita  em todo o mundo de e-cursos e MOOCs sobre alfabetização e sobre a identificação precoce e ensino de crianças com dificuldades gerais e/ou específicas na aprendizagem da leitura e da escrita. É, também, fundadora e coordenadora do site DislexiaBrasil.  Seus interesses de pesquisa são a aprendizagem e o desenvolvimento da leitura e da escrita, a construção de medidas de reconhecimento de palavras, a dislexia do desenvolvimento e o teste experimental do DislexiaBrasil e do curso Dislexia: Causas e Consequências como ferramentas de formação a distância de professores do ensino básico.

Antônio Jaeger

Professor Permanente (doutorado)

     

Tenho interesse em orientar trabalhos com enfoque em psicologia cognitiva e neurociência cognitiva, com ênfase especial na investigação dos processos cognitivos e neurais subjacentes a codificação e evocação de memórias episódicas. Dentre os trabalhos que desenvolvemos, alguns possuem aplicações na área jurídica (psicologia do testemunho) e na área da educação, sendo que os últimos buscam descobrir estratégias de memorização que promovam o aprendizado. Nos trabalhos com enfoque neurocientífico, buscamos investigar a atividade neural subjacente a processos de evocação de memórias por meio de eletroencefalografia e técnicas de potenciais relacionados a eventos (EEG-ERP).

Cláudia Cardoso-Martins

Professora permanente (mestrado e doutorado)

    

Professora titular do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Laboratório de Estudos e Extensão em Autismo e Desenvolvimento (LEAD). Lecionou no programa de pós-graduação do departamento de Psicologia da University of Texas-Austin (EUA) em 2014, como parte de uma premiação concedida pelo Centro de Estudos Brasileiros daquela universidade. Atualmente é professora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG e membro do corpo editorial da revista Psicologia Reflexão & Crítica e da Applied Psycholinguists. Seus interesses de pesquisa são desenvolvimento sóciocognitivo; desenvolvimento da linguagem oral e escrita e transtornos da aprendizagem.

Edson Massayuki Huziwara

Professor permanente (mestrado e doutorado)

      

Sou professor adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (PPGCOGCOM/UFMG) na Universidade Federal de Minas Gerais. Tenho experiência em Psicologia Experimental, atuando principalmente com temas relacionados a controle de estímulos, discriminações condicionais e equivalência de estímulos. Atualmente, os experimentos conduzidos pela minha equipe de pesquisa estão relacionadas a investigação de processos de aprendizagem envolvendo habilidades musicais rudimentares, a investigação de sinais eletrofisiológicos na formação de classes de estímulos equivalentes e, também, a investigação de redes relacionais por meio do IRAP (Implicit Relational Assessment Procedure).

Júlia Beatriz Lopes-Silva

Professora colaboradora (mestrado)

      

Sou professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFMG e membro do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND). Tenho interesse na interface entre neuropsicologia e aprendizagem, especialmente em temáticas referentes ao desenvolvimento da linguagem escrita e aspectos simbólicos da cognição numérica. Além disso, estudo transtornos de aprendizagem, com ênfase na heterogeneidade dos prejuízos cognitivos subjacentes e comportamentais associados à eles, assim como suas comorbidades.
Renato Bortoloti

Professor permanente (mestrado)

      

Possuo formação e experiência em Análise Experimental do Comportamento, com ênfase em análise comportamental de processos cognitivos. Trabalho com modelos comportamentais que simulam o estabelecimento de relações simbólicas em variadas condições experimentais. Meus interesses de investigação miram, principalmente, processos psicológicos envolvidos na produção da linguagem e de outros comportamentos simbólicos. Tenho disponibilidade para orientar alunos de pós-graduação com interesses similares.

Maicon Rodriques Albuquerque

Professor permanente (mestrado e doutorado)

      

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Mestrado em Ciências do Esporte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorado em Medicina Molecular – UFMG. Foi professor (2013 – 2016), coordenador do curso de graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação Física do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor do Departamento de Esportes e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) da UFMG. Docente permanente em nível de mestrado e doutorado no PPGCE e no Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (PPGCOGCOM). Membro do corpo editorial da Frontiers in Psychology e da Revista Brasileira de Psiquiatria. Revisor de periódicos nacionais e internacionais. Têm experiência e atuação na área de Educação Física, com ênfase em Neurociência/Psicologia do Esporte; Esportes de Combate e Genética.

Thais Porlan de Oliveira

Professor Permanente (mestrado e doutorado)

    

Professora Associada do Departamento de Psicologia da UFMG, com formação e interesse em Análise do Comportamento e na interlocução com a Psicologia do Desenvolvimento, especialmente na aquisição de processos básicos do desenvolvimento da função simbólica.  Meus interesses de pesquisa concentram-se em investigações experimentais com a população de crianças, com ou sem deficiência, com estudos voltados para a compreensão de processos interativos educacionais e desenvolvimento sociocognitivo (como imitação e cooperação entre pares) e processos básicos do desenvolvimento da cognição e função simbólica (repertórios verbais, discriminação simples e complexa, aquisição e desenvolvimento de repertórios de categorizar, por exemplo). Há também interesse em pesquisa sobre a formação de terapeutas para aprimorar evidências a respeito da Análise aplicada do comportamento e treinamento de pais.

Vitor Geraldi Haase

Professor Permanente (mestrado e doutorado)

      

Trabalho com neuropsicologia do desenvolvimento. Minha área de atuação é a cognição numérica, principalmente as dificuldades de aprendizagem da matemática (p. ex., discalculia do desenvolvimento, ansiedade matemática). Estudo: a) mecanismos genéticos e cognitivos implicados na aprendizagem da aritmética e suas dificuldades; b) fatores de risco e impacto psicossocial das dificuldades de aprendizagem de matemática sobre os alunos, família e professores; c) instrumentos de diagnóstico e procedimentos de intervenção para as dificuldades de aprendizagem de matemática. Atuo tanto na pesquisa básica (teste de hipóteses e modelos cognitivos) quanto translacional (fundamentação da neuropsicologia em evidências). Aceito alunos de mestrado e doutorado com experiência prévia em pesquisa (p. ex., iniciação científica na graduação, leitura avançada em inglês, interesse por estatística etc.) e disponibilidade para se envolver com pesquisa em tempo integral. Tenho um blog sobre Neuropsicologia e desenvolvimento humano (http://npsi-dev.blogspot.com.br).

Viviane Verdu Rico

Professora colaboradora (mestrado)

      

Com formação em Psicologia Experimental, possui interesse de pesquisa em questões conceituais da Análise do Comportamento e em processos básicos e questões aplicadas na área de cognição e linguagem, com ênfase no estudo da função simbólica, na investigação de processos básicos de aprendizagem e no desenvolvimento de procedimentos de ensino de habilidades envolvendo comportamento simbólico.

PsiCogComPPG CogCom
é um espaço de ensino e de pesquisa voltado para a “investigação de processos cognitivos e comportamentais”.
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://simwebsites.com.br/psicogcom/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
ENTRE EM CONTATOSiga-nos
Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas no campo da Psicologia e de áreas afins
PsiCogComPPG CogCom
É um espaço de ensino e de pesquisa voltado para a “investigação de processos cognitivos e comportamentais”.
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://simwebsites.com.br/psicogcom/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
ENTRE EM CONTATOSiga-nos
Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas no campo da Psicologia e de áreas afins...
Skip to content